quarta-feira, 3 de março de 2010

Animais Domésticos

Como a maioria das casas não tem só pessoas a viver nelas, mas também alguns animais, decidimos aumentar o nosso conhecimento sobre este grupo de animais que nos é tão próximo.
Assim começamos por ouvir uma história em suporte power point criada pela educadora, onde existia uma familia que tinha na sua casa muitos animais e tinha de tratar deles, dando-lhes de comer, lavando as suas habitações, e recolhendo os materiais ou alimentos que eles lhes davam.
A partir da história fomos abordando, progressivamente, os nomes das habitações de alguns animais domésticos,a sua alimentação, o que dão às pessoas, como se deslocam e que sons que produzem. Para que estes conhecimentos fossem compreendidos e assimilados, para além de realizarmos diálogos,pinturas, jogos de imitação, jogos de estímulo-resposta, de correspondência e de memória, elaboramos um trabalho síntese onde cada criança tinha a imagem de um animal doméstico que lhe saiu num sorteio e tinha de construir com figuras geométricas a sua imagem,e de seguida identificar o seu nome, a sua habitação, a sua alimentação, e o som que produzia, não esquecendo, de identificar o seu trabalho com o seu primeiro nome, o qual era copiado, ou delineado, consoante a idade da criança.

terça-feira, 2 de março de 2010

As localidades, concelho e países

Dando continuidade à localização da casa de cada criança, abordamos o nome da rua, da localidade, e do concelho, ou seja, a cidade que dirigia as aldeias ao seu redor, incluindo a aldeia de cada criança. Simultaneamente, percebemos que é importante sabermos o nome da nossa localidade, para caso alguém nos queira visitar saber onde é a nossa casa, ou nos queira mandar uma carta pelo correio.
Desta forma, para compreendermos com facilidade a localização das localidades de todas as crianças e os respectipos concelhos, visualizamos numa primeira fase no Google Earth e, de seguida observamos um mapa de Portugal que numa primeira fase tinha em destaque os nossos concelhos, e depois as localidades de cada um com as casas que pintamos e as ruas, que decoramos com pedaços de cartolina preta.





Como já conheciamos o nome da nossa localidade e concelho decidimos aproveitar para envia, para os nossos colegas joaninhas,umas cartas , as quais, continham um registo gráfico das principais etapas da história João e a floresta de betão.Desta forma, aprendemos como é constituida uma morada, como podemos fazer envelopes em origami e como deve ser preenchido uma carta para ir ter, correctamente, ao destinatário que pretendêmos.
De seguida, conhecemos um pouco sobre o país onde vivemos, como o hino de portugal e as caracteristicas da sua bandeira a nivel da cor e das formas que contêm.
Para posteriormente, contornarmos as suas formas, e pintarmos com tintas e lápis de cor.





Maquete da cidade e do campo

Como estavamos abordar a casa onde cada um vive, decidimos reflectir nas características do meio onde as casas estão inseridas, ou seja, se é uma aldeia ou cidade.
Assim, depois de ouvir a história do João e a floresta de betão, e de dialogar em volta das características de cada meio, decidimos partir para a sua representação através de vários materiais reciclavéis, reflectindo como podiam ser usados. Desta forma, utilizamos várias técnicas:
- Recorte
- Colagem
- Carimbagem
- Pintura
- Representação gráfica
- Elaboração de origamis de animais
- Classificação: Formação do grupo dos animais domésticos, a partir de um conjunto diversificado de animais.
- Contorno de figuras geométricas e de figuras
Como mostram as figuras seguintes:














Construimos a seguinte maquete, mantendo certos elementos da anterior sobre os tipos de casas:

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quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Carnaval

O Carnaval é uma alegria para todas as crianças, visto se puderem fantasiar e "transformar" numa personagem do seu mundo encantado. Como o Projecto Educativo incide sobre a multiculturalidade decidimos que as fantasias deveriam retratar este tema, tendo as crianças que representar as diferentes culturas do mundo.
Assim, cada criança com ajuda da sua família vestiu-se a rigor. Mas, para além, de os pais colaborarem na celebração desta grande festa, no jardim, criamos máscaras com caixas de cereais,as quais foram pintadas com umas das cinco cores raciais, usando um carimbo em forma de espiral, e posteriormente, decoradas com diferentes materiais.







Como sem música não tem alegria o Carnaval criamos maracas com garrafas de plástico, com diferentes materiais (arroz, feijão, massa) no seu interior, tendo explorado os diferentes sons que são produzidos pelos diferentes materiais. E para as maracas ficar mais coloridas, pintamos-las com tintas.




Quando o grande dia chegou... fomos para a escola todos mascarados. De manhã para além de nos divertirmos, construimos uma história que inclui-se todas as fantasias,e de tarde, realizamos um grande lanche, seguido de um desfile em conjunto com a sala das joaninhas. No final, algumas crianças receberam diplomas e medalhas por terem a fantasia mais criativa e original, tendo sido o júri as próprias crianças.

Dia dos Namorados

Como no nosso Jardim de infância não deixamos passar nenhuma festividade em branco, festejamos o dia dos namorados com toda a alegria. No fundo, preparamos uma prenda para os nossos pais vistos eles serem sempre eternos namorados. Para que a prenda fosse bonita, criamos, com a ajuda da educadora, um poema sobre o que é ser namorados, depois de ouvirmos a história "Como o pai e a mãe se apaixonaram" de Katharina Hensel, e o produto final foi o seguinte:

Os meninos e as meninas amigos se tornam.
Mas, o coração começa a bater mais forte,
Que se apaixonam.

O amor sem amizade não resiste
Por mais que o amor insiste

De mãos dadas sempre andam,
Sem nunca se separar,
Pois, se amam.

Beijinhos e abraços dão,
Com muita paixão.

O amor se celebra dia a dia
Mas, existe um dia no ano
Para o celebrar
Como merecia

Para celebrar como deve ser
Prendas se trocam
Que os corações se alegram
Por tanto amor ter

Por vezes, entre namorados existem arrufos
Mas, docemente, tudo se resolve
Com os deliciosos arrufos.


Para representar o amor que os nossos pais têm um pelo outro fizemos corações em massa de moldar usando formas de coração, e depois juntamo-los com um alfinete e pintamos, ficando um lindo alfinete de dama para ser usado.








Por fim, para tornar a prenda ainda mais doce fizemos arrufos de namorados que aqui deixamos a receita, para se quiserem fazer:

Ingredientes:-125 g de açucar
-200 g de farinha
-125 g de manteiga
-50 g de uvas passas
-2ovos

Preparação:
Começa-se por bater a manteiga com açucar até ficar em creme.
De seguida, junta-se os ovos inteiros, ou seja, não se separa as gemas das claras, e continua-se a bater muito tempo.
Por fim, mistura-se a farinha e junta-se as passas.
Com o preparado finalizado, só falta untar a forma com manteiga e polvilhar com farinha para colocar o preparado no forno. Bom apetite:)




O resultado final da prenda foi o seguinte:






domingo, 7 de fevereiro de 2010

Poemas do constructor e do Carpinteiro

Já conhecemos a nossa família, e agora estamos a conhecer melhor a casa onde vivemos quer por fora, quer por dentro, conhecendo um pouco das pessoas que as constroem por fora e quem as apetrecha por dentro com mobiliário para se tornarem confortavéis e acolhedoras.
Aprendemos que quem faz as casas são os construtores como o Bob Construtor, e existem diversos tipos de casa consoante o material de que são feitas, tendo feito uma de cada material com pacotes de leite.





No final, fizemos uma chuva de ideias sobre o que aprendemos desta profissão, e a nossa educadora organizou as ideias, e criou um poema, o qual ilustramos.
O mesmo foi feito em relação ao carpinteiro, que aprendemos, através da história da "Alegoria das ferramentas", que constrói o mobiliário da nossa casa, com determinadas ferramentas.

Poema do Construtor

O construtor faz casas.
Para isso, luvas, capacete usa,
Pois da cabeça e das mãos não abusa.

Casas de tijolos altas faz,
Que são os prédios,
Que com ajuda das escadas e da grua,
É capaz.

A grua levanta as pedras e tijolos
Como um elevador,
Para o construtor não ficar com calor.

Com ajuda da areia, água e cimento
Os tijolos com uma pá se juntam,
Que nunca se derrubam.

Nos prédios, muitas pessoas vivem,
Dentro dos seus apartamentos
Convivem.

Casas de palha
Também faz,
Que se chamam
Cabanas que a muita gente satisfaz.
Ninguém sopra contra elas,
Que se não abanam,
E caem nas canelas.

Ainda as barracas constrói,
Com martelos, pregos, madeira,
Fita métrica e régua,
Como um herói.

Nada teme
Com a moto serra,
Tudo treme.

As máquinas sempre o estão acompanhar
Em qualquer lugar.

Com o balde e o pincel,
Tudo pinta,
Que tudo fica,
Sem nenhuma pinta.


Poema do Carpinteiro


O carpinteiro com madeira
Móveis para nossa casa faz,
Que cortou com a serra,
Com muito gás.

Com o martelo,
Os pregos martela,
Com muita cautela.
Para os dedos não magoar,
E não chorar.

Com os pregos e os parafusos
Que a chave de fendas aperta,
O móvel fica de pé
Que nem desaperta.

A lixa também falta faz.
Para pôr os móveis lisinhos,
Como um ás

O esquadro, o carpinteiro também usa
Para os móveis medir
E colocar
No seu lugar.

Para rematar,
O carpinteiro verniz tem de colocar,
Para a madeira não estragar,
E estar sempre a brilhar.



domingo, 17 de janeiro de 2010

Móbiles de Guarda-chuvas

Como tinhamos aprendido o ciclo da água e realizado uma experiência para perceber como se forma a chuva, decidimos decorar quarda-chuvas usando as cores primárias e a junção destas para formar as cores secundárias. Assim, enquanto, as crianças de 4 anos decoraram os guarda-chuvas com papel celofane das cores primárias e depois sobreposeram para a formação das cores secundárias, as crianças de 3 anos pintaram com tintas fazendo a mistura das cores primárias para surgirem as outras. As crianças adoraram ver o surgimento das novas cores e o efeito final dos guarda-chuvas no corredor do jardim.