segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Viagem da gotinha de água

Como estamos na estação do Inverno e uma das caracteristicas desta estações é a ocorrência de chuvas, ouvimos uma história sobre o que acontece a uma gotinha de água quando cai das nuvens. A partir dessa história criamos uma maquete, a qual foi sugerida pela educadora Sara, à qual agradecemos imenso. Essa maquete tinha como objectivo ilustrar a história e aumentar a sua compreensão. Como sempre trabalhamos unidos e nesta situação não fugimos à regra, dividindo tarefas para essa construção, de forma que todos contribuissem para esse produto final.
Assim uns decoraram as nuvens, outros as montanhas, outros recriaram um rio e o mar e outros uma planicie com casas e pessoas com guarda-chuvas.




<

Com a finalização da construção as crianças fizeram o reconto com base nela movimentando para isso os seus diversos elementos que eram movéis.
Como o interesse por a viagem de uma gota de água nos entusiasmou, realizamos uma experiência para compreender porque é que chove.
Para isso, foram precisos os seguintes materiais:

- Taça transparente
- Copo
- Prato de Alumínio
- Gelo
- água Quente


Para a realização da experiência colocamos numa taça transparente, água quente e de seguida um copo de vidro vazio com a boca para cima. O corpo servia como medidor de chuva. Cobriu-se a taça com um prato de alumínio e colocou-se pedaços de gelo em cima deste.
O prato com gelo representava a atmosfera fria, e a água quente a água dos mares aquecida pelo Sol.



Com esta experiência observamos e aprendemos muitas coisas:- Algo chama-se transparente quando se vê através dele.
- Gelo
Tacto
É frio
É duro
Molha tudo porque está a derreter por causa do calor, voltando a ser água novamente.

Visão
Tem várias figuras geométricas: circulo, quadrado, rectângulo dependendo do ponto de vista
O gelo é água que congelou quando foi para o congelador do frigorifico, pois este é muito frio.
Da água quente sai um "fuminho" (vapor de água), que são as gotinhas de água a subir. Estas quando batem contra uma taça fria voltam a ser água.
Esse fuminho é quente e molha a mão.

Sem comentários:

Enviar um comentário