segunda-feira, 5 de abril de 2010

Primavera

Como a Primavera chegou e com ela aparecem as flores, novas plantas e aves regressam de sítios mais quentes acabamos por abordar a migração das aves, o térmito da hibernação de certos animais, e por sua vez, como nascem as plantas através da história: "A Sementinha". A partir daí, as dúvidas, as curiosidades foram surgindo e acabamos por decidir elaborar, um painel representatito,com o contributo de todos, a par de alguns trabalhos individuais, que retratassem os assuntos que iam sendo abordados sobre as plantas e que estão relacionados entre si como: o que é necessário para uma planta nascer, o que é necessário para uma semente germinar e dar origem a uma planta, como são as sementes por fora e por dentro; quais os inimigos que podem influenciar a sua germinação, ou danificar ou fazer desaparecer as sementes, quais as fases do crescimento de uma planta; os constituintes das plantas;quais as funções de cada constituinte, semelhança a alguns orgãos dos seres humanos e profissão que manuseia com plantas





















A par destes trabalhos elaborados com diversos tipos de materiais e diferentes tipos de técnicas como: recorte, colagem, contorno, pintura, desenho, representação gráfica, também realizamos algumas experiências como:

a)A experiência para testar quais são as sementes e quais não são;








B)O que acontecem a certas plantas sem algum dos elementos que lhes são essenciais;









Ao longo do tempo fomos observando as experiências e constatando que nossas expectativas se verificaram. Acompanhamos a germinação da semente registando as observações sobre a forma de desenho, e medindo o seu crecimento com uma régua de 7 em 7 dias, tendo, sempre cuidado de dar tudo que a planta necessitava, visto termos verificado pela outra experiência que o ar, água e luz eram essenciais para elas.





Por sua vez, abordamos o que as plantas nos dão, os cuidados a ter com as plantas e consequentemente a reciclagem como forma de reutilizar o lixo que muitas pessoas deitam para o chão.Para isso, construimos ecopontos que ficarão na sala para conter o lixo aí produzido.












Por fim, as salas dos joaninhas e dos abelhinhas criaram uma mini horta no recreio do jardim que era protegida por um espantalho contruído com materiais trazidos pelas famílias das crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário