O Inverno está preste a chegar e observamos que as árvores que rodeiam o nosso jardim estão praticamente sem folhas, só tem o tronco e os ramos, por isso decidimos começar por construir uma árvore de Inverno para expor na sala. Assim pegamos na árvore de outono, já construída por a educadora Salete Varzim com as crianças,e colocámos só os seus ramos.
Posteriormente, cada criança criou a sua árvore. As crianças de 4 anos fizeram o tronco contornando rectângulos para uma cartolina castanha, que de seguida recortaram e colaram numa folha. Já as crianças de 3 anos pintaram o tronco já feito por a educadora. Quanto aos ramos... foi muito divertido a sua construção, visto termos utilizado uma palheta para soprar sobre um pouco de tinta, espalhando-a em diferentes direcções...Foi preciso muito força... Até aquecemos...
Ahhh...Mas, não se preocupem que tivemos cuidado em não partilhar palhetas para não apanhar a gripe A nem outro tipo de infecção, tendo por isso uma palheta para cada um, que depois de usada foi para o lixo:):):)
Por outro lado, criamos através de uma imagem representativa da estação do Inverno uma história em grande grupo que é a seguinte:
Era uma vez, uma menina e dois meninos que estavam a fazer um boneco de neve, colocando um nariz de cenoura, um cachecol ao pescoço, um gorro na cabeça, e um braço com um ramo de árvore. No final deram-lhe o nome de Manuel.
Depois de construírem o boneco de neve começaram a brincar com a neve fazendo bolinhas para atirar uns aos outros. Um dos meninos chamava-se Alexandre e escondia-se atrás do boneco de neve a fazer bolas de neve para depois atirar.
Ao lado do boneco de neve encontrava-se uma árvore já sem folhas, pois estas tinham caído durante o Outono. Num buraco da árvore estava um belo passarinho azul com um chapéu azul, que estava a ver os meninos a brincar às escondidas e a observar o Boneco de Neve.
Os pais dos meninos estavam em casa a fazer o jantar no fogão, saindo muito fumo pela chaminé. Quando o jantar ficou pronto, os pais chamaram os meninos dizendo: Alexandre, tu e teus primos venham comer.
Durante a noite apareceu o lobo mau e destruiu todo o boneco de neve. De manhã, os meninos quando viram o que tinha acontecido ficaram muito tristes.
domingo, 20 de dezembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário