quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Feliz Ano Novo

Que novas esperanças e novos sonhos se desenhem no horizonte!

Um Bom Ano de 2010 a toda a comunidade escolar!


A Equipa Educativa

domingo, 20 de dezembro de 2009

Colmeia

Como a nossa sala é das abelhinhas temos uma abelha de peluche que é a nossa mascote. Este período andou a viajar por a casa de cada abelhinha (criança) com o objectivo de conhecer-la melhor, visto neste periodo o objectivo ser o de conhecer a nossa identidade pessoal e cultural, e o nosso corpo. Com as suas viagens estabeleceu contacto com os pais, visto-lhes ter sido proposto, o preenchimento de um inquérito com informação sobre a criança, e a decoração de uma abelha, com vista a se criar uma grande colmeia na sala estando representadas, através das abelhas, todas as crianças, e suas famílias. No fim da abelha mascote percorrer todas as casas, criamos um cenário representativo de como funciona uma colmeia e como trabalham as abelhas, tendo, para isso, ouvido previamente uma história que nos ensinou tudo isso.
Desta forma, pusemos mãos à obra, dividindo as tarefas, de forma que todos contribuissem para a criação desse cenário:



O resultado final foi o seguinte:

Inverno

O Inverno está preste a chegar e observamos que as árvores que rodeiam o nosso jardim estão praticamente sem folhas, só tem o tronco e os ramos, por isso decidimos começar por construir uma árvore de Inverno para expor na sala. Assim pegamos na árvore de outono, já construída por a educadora Salete Varzim com as crianças,e colocámos só os seus ramos.



Posteriormente, cada criança criou a sua árvore. As crianças de 4 anos fizeram o tronco contornando rectângulos para uma cartolina castanha, que de seguida recortaram e colaram numa folha. Já as crianças de 3 anos pintaram o tronco já feito por a educadora. Quanto aos ramos... foi muito divertido a sua construção, visto termos utilizado uma palheta para soprar sobre um pouco de tinta, espalhando-a em diferentes direcções...Foi preciso muito força... Até aquecemos...






Ahhh...Mas, não se preocupem que tivemos cuidado em não partilhar palhetas para não apanhar a gripe A nem outro tipo de infecção, tendo por isso uma palheta para cada um, que depois de usada foi para o lixo:):):)

Por outro lado, criamos através de uma imagem representativa da estação do Inverno uma história em grande grupo que é a seguinte:




Era uma vez, uma menina e dois meninos que estavam a fazer um boneco de neve, colocando um nariz de cenoura, um cachecol ao pescoço, um gorro na cabeça, e um braço com um ramo de árvore. No final deram-lhe o nome de Manuel.
Depois de construírem o boneco de neve começaram a brincar com a neve fazendo bolinhas para atirar uns aos outros. Um dos meninos chamava-se Alexandre e escondia-se atrás do boneco de neve a fazer bolas de neve para depois atirar.
Ao lado do boneco de neve encontrava-se uma árvore já sem folhas, pois estas tinham caído durante o Outono. Num buraco da árvore estava um belo passarinho azul com um chapéu azul, que estava a ver os meninos a brincar às escondidas e a observar o Boneco de Neve.
Os pais dos meninos estavam em casa a fazer o jantar no fogão, saindo muito fumo pela chaminé. Quando o jantar ficou pronto, os pais chamaram os meninos dizendo: Alexandre, tu e teus primos venham comer.
Durante a noite apareceu o lobo mau e destruiu todo o boneco de neve. De manhã, os meninos quando viram o que tinha acontecido ficaram muito tristes.

Feliz Natal!

A Equipa Educativa deseja a toda a comunidade escolar um Santo e Feliz Natal!


Um abraço apertado!

sábado, 19 de dezembro de 2009

As prendas de Natal

Partilhamos convosco as prendas de Natal que Abelhinhas e Joaninhas realizaram para as suas famílias. Estes foram os presépios contruidos pelos Joaninhas.



Um abraço apertado!

Uma visita inesperada....

Foi no dia 18 de Dezembro que recebemos uma visita inesperada na nossa escola! Estavamos no recreio a brincar com as nossas professoras quando ouvimos um som estranho...Era o som de uma campainha...Quem seria? Seria o Pai-Natal que tanto esperavamos? Seguimos o som da campainha pela escola toda, e o som levou-nos até ao salão. Mas...quando chegamos lá não estava lá ninguém. Até que...de repente tivemos uma surpresa! Era mesmo o PAI-NATAL!

Ele vinha trazer as prendas aos meninos que se portaram bem! Não sabiamos como ele tinha entrado na escola. Talvez pela chaminé da Senhora Maria, a nossa cozinheira...Porque as portas estavam todas fechadas!

Mas depois de conversarmos com ele, ficamos a saber que afinal ele tinha perdido as prendas, e não se lembrava onde... Mas felizmente o ajundante do pai-natal tinha escrito num papelinho umas pistas para nos as descobrirmos!

Seguimos as pistas até ao recreio, mas afinal as prendas não estavam lá. Encontramos apenas um papelinho com outra pista, que nos levou até à sala! E acertamos!!! Foi lá que encontramos as PRENDAS DE NATAL!

Espreitem as nossas fotos!






(Texto criado em conjunto com os Joaninhas(sala 4/5/6 anos) e a ajuda da Educadora)

Um abraço apertado dos Joaninhas

Preparemos o Natal!

Aqui fica a partilha de algumas actividades realizadas para prepararmos o Natal, começando por decorar a nossa escola!

Para este fim construimos Pais-Natal, Anjinhos e ainda construimos uma árvore com caixotes de papelão!

Com a ajuda dos abelhinhas e Joaninhas construimos também uma arvore de natal que colocamos na entrada da escola. Junto a ela podemos encontrar o presépio! Aproveitamos para agradecer aos Pais dos Joaninhas e Abelhinhas pelas decorações de Natal e figuras do presépio!

Espreitem o resultado!







Um beijinho da sala das Joaninhas

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Visita à Pastelaria

Como as saídas para fora do jardim são sempre uma alegria, e uma forma de contactar em concreto com a realidade, fomos visitar uma pastelaria,agradecendo desde já por nos terem recebido com grande simpatia, e se terem disponibilizado para apresentar o seu trabalho.
Demos os bons dias ao senhor padeiro cantando a música da padeirinha.

Assim, aprendemos que se começa a fazer o pão amassando a massa juntamente com a farinha. Tivemos oportunidade de mexer num pouco de massa, sentindo que se tornava, cada vez, mais pegajosa. Mas, mesmo assim, não houve problemas em a provar... era boa e não fazia mal.Simultaneamente, observamos o padeiro a pesar a massa numa balança, e de seguida, a fazer bolas, que posteriormente foram colocadas num tabuleiro para ser levado ao forno com uma pá.


<
Depois de algum tempo e de algumas certificações se estava cozido,o padeiro retirou os pães com uma pá e colocou numa cesta, dando, por fim, um a cada criança num saco, para comermos ao lanche.

Viemos embora muito contentes, e cheios de ansiedade que chegasse a hora do lanche para o comer, pois estava muito fofinho.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Árvore Genealógica

A Família é muito importante, faz parte da nossa identidade, a qual estamos a descobrir. Nesse sentido depois de conhecer vários tipos de famílias que existem, através de histórias, criamos uma árvore genealógica para cada familia, a qual envolveu bastantes fases até estar concluída, na medida em que primeiro recolhemos fotografias trazidas pelos pais, depois decoramos uma copa de uma árvore feita em cartolina e fizemos o seu tronco e ramos com o nosso braço e dedos respectivamente, e, por fim, colocamos as fotografias dos pais, irmãos e avós, acompanhadas dos seus nomes e graus de parentesco...





Descoberta das Cores

Como as histórias e a magia cativam as crianças...juntando tudo ainda é melhor. Assim, através de uma história criada pela educadora, na qual as três cores primárias (vermelho, azul, amarelo) encontram-se a beber cada uma um sumo da sua cor, e decidindo verter duas a duas o seu sumo para outro copo, visto os seus estarem bastantes cheios, surgem novas cores...as secundárias...
As crianças ficaram muito admiradas...ilustrando, no final, o que viram. A partir desse dia, no acolhimento dizem bom dia a cada cor.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Árvore de Natal

Como o Natal se aproxima a passos bem largos e desejamos ter a nossa sala com espírito natalício, começamos por pintar uma árvore feita de garrafas de plástico, visto termos aprendido a importância e utilidade dos pinheiros, não devendo, assim, os cortar para esse fim...



Para a árvore se tornar ainda mais bela criamos vários enfeites com materiais recicláveis, como anjos, Pais Natais, sinos, estrelas, fitas com laços...






No final, das construções começamos a enfeitar-la:


O resultado final foi o seguinte:



Como não há Natal sem prendas, escrevemos uma carta ao Pai Natal, elaborando um belo postal,tal no qual para além de decorarmos o Pai Natal com ppapel colado e algodão, desenhamos no saco dele o presente que pretendiamos ter.



Dia das bruxas

Mesmo as bruxas nos metendo medo, festejamos o seu dia, criando com as ideias das crianças das duas salas do nosso jardim (sala das abelhinhas e Joaninhas)um poema sobre as características das bruxas, que partilhamos aqui:

A Bruxa tem um chapéu bicudo
Bicudo Bicudinho,
É amiga de um rato Peludo
E de um pássaro que mora no ninho.

A Bruxa voa na vassoura
E tem uma verruga no comprido nariz,
Gosta de aranhas, sapos e meninos mal comportados
E não deixa ninguém ser feliz.

Usa o caldeirão
Em vez do fogão,
Para fazer feitiços e magia
Com grande alegria.

Aranhas Peludinhas
São muito fofinhas,
Morcegos voadores
Pretos e assustadores.

Fatos pretos
Unhas pretas e afiadas
São más e feias
As bruxas malvadas.

Para além, disso construímos bruxas com materiais recicláveis.



Para o dia se tornar docinho, confeccionamos doce de abóbora para cada criança levar para casa... Que BOM!!!

Magusto


Para festejar o Magusto saímos do nosso jardim e fomos para a quinta do sr.Joaquim,o qual demonstra sempre disponibilidade para nos receber para a realização de certas celebrações, como a desfolhada, vindimas e o magusto. Assim, na sua eira realizamos uma grande fogueira com pruma trazida pela educadora Sara para assar as castanhas trazidas pelos pais das crianças. No final, acabamos por deliciarmos com as castanhas assadinhas, cantando uma canção que aprendemos:

Caem as castanhas
Lá do castanheiro
Corro apanhá-las
Não gasto dinheiro.

Castanhas quentinhas
Que boas que são
Cuidado meninos
Não queimem a mão.

No fim.... de a barriguinha estar bem satisfeita e as caras um pouco enfarruscadas regressamos ao nosso jardim, muito contentes, pois sabiamos que levariamos uma cesta, criada por nós, cheias de castanhas.


Para finalizar construímos um quadro representativo deste dia com um castanheiro com ouriços e as castanhas lá dentro, trazido pela educadora; castanhas, feitas com colagens de folhas e pruma, numa fogueira, e crianças, feitas com figuras geométricas, à volta da fogueira.


Jogo das figuras geométricas

As crianças aprendem jogando...assim no recreio do nosso jardim colocamos as nossas amigas figuras geométricas no estendal, e formamos equipas de 5 elementos, ganhando a equipa que acertasse as características da figura geométrica que as restantes crianças cantavam, visto cada figura geométrica ter uma música, com as suas características, que aqui partilhamos:

Eu sou o quadrado
Bonito demais
Tenho quatro lados
E são todos iguais

Eu sou o triângulo
Tenho 3 biquinhos
Sirvo de chapéu
Para os palhacinho

Eu sou o rectângulo
Cresci mais de um lado
Para chegar à frente
Do Senhor Quadrado

Eu sou o circulo
Sou igual à lua
Sou o mais bonito
Lá da minha rua

De seguida, contornamos cada figura e realizamos representações de figuras humanas.



Higiene dentária




Para sensibilizar as crianças para a higiene oral, as crianças visualizaram uma dramatização com fantoches realizadas pelas educadoras e auxiliares da acção educativa. Estavam muito atentos e interessados, ao ponto de no final acabarem por elaborar um livro, criando um título para a história, a ilustração para os principais momentos, e a numeração das várias páginas com a técnica da carimbagem, acompanhada do registo dos números.